quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estamos de Volta...


Após algum tempo sem publicação de conteúdos, e após a interpretação das interações obtidas ao longo dos primeiros três meses de divulgação da Culture_Arte,  voltamos agora, não só para vos dar a conhecer resumidamente os resultados dessas mesmas interações, mas também para continuarmos a alargar a nossa comunidade e a levar as Artes Visuais a todos os amantes, curiosos e interessados por estas áreas.

Após o cruzamento dos dados estatísticos das plataformas com as perspetivas e opiniões dos membros da nossa comunidade, obtidas através de questionários divulgados no Portal Oficial e Redes Sociais (o nosso agradecimento a todos aqueles que disponibilizaram um pouco do seu tempo para efetuarem o preenchimento), conseguimos reunir informações que nos permitem interpretar o impacto da divulgação inicial junto da nossa comunidade. 

Quanto aos questionários, refira-se que, apesar dos aproximados 78 membros da nossa comunidade, apenas 19 realizaram o preenchimento do questionário acabando por limitar a recolha das opiniões e perspetivas da comunidade. Contudo, verifica-se que estes 19 inquiridos, foram os que se sentiram mais próximas deste projeto e que o acompanharam desde a sua implementação, tornando de certa forma, mais sólidas as suas opiniões e perspetivas relativamente às interações.

Verificou-se então que  a nível quantitativo,  a plataforma de divulgação da Culture_Arte que registou uma maior divulgação,  interação e comunicação foi a rede social Facebook, tendo sido onde se registou:

  • Maior número de seguidores (47 seguidores);
  • Maior número de comentários (6 comentários);
  • Maior números de pessoas que partilharam conteúdos (6 pessoas a partilhar conteúdos);

Tendo sido ainda a plataforma eleita pelos  inquiridos como:

  • Plataforma preferencial para a consulta dos conteúdos artísticos (73% dos inquiridos);
  • Melhor ferramenta de Divulgação (50% dos inquiridos);

Como 2ª plataforma preferencial para a consulta dos conteúdos surge-nos, este nosso espaço,  isto é, a Plataforma Oficial no Blogger.

Contudo,  é importante referir, que apesar do Facebook ter  registado a nível quantitativo o maior número de seguidores, o maior número de comentários e o maior número de pessoas que partilharam conteúdos, salientam-se algumas questões no que respeita a qualidade das interações, e à visualização dos próprios conteúdos artísticos.
Se por um lado o Facebook é uma  ferramenta de divulgação que proporciona uma maior quantidade de interações, de partilhas, e o maior número de seguidores, por outro lado não podemos deixar de considerar o  facto da plataforma blogger ser o centro  de toda a divulgação dos conteúdos, sendo  também,  a partir dela,  que os mesmos são organizados e visualizados. Desta forma, deve ser considerada aqui a importância que o blogger  pode deter em todo o processo comunicativo, nomeadamente,  da sua capacidade de potenciar uma maior qualidade nas interações.

Passando agora às principais vantagens e desvantagens assinaladas pela comunidade , relativamente à utilização da web 2.0 para a divulgação das Artes Visuais, destacaram-se: 

Nas vantagens: 
  • Maior aproximação e valorização das Artes visuais (referida por 35% dos inquiridos); 
  • Maior democratização no acesso aos conteúdos artísticos ( referida por 23%);
  • Maior facilidade de divulgação das Artes Visuais e eventos relacionados(referida por 18% dos inquiridos).

Nas desvantagens:
  • Ocorrência de alterações nas obras devido ao formato digital  (referida por 28% dos inquiridos);
  • Inexistência do contacto direto com as obras (referida por 11% dos inquiridos);
  • Grande fluxo de informação na web, que poderá fazer com que se disperse o interesse pelas obras (referida por 11% dos inquiridos);

No que respeita às principais alterações, perdas e ganhos relativamente aos conteúdos, foram mencionados pela comunidade:

Transformações: 
  • Na visualização e perceção das obras;

Perda:
  • Do contacto direto com as obras;
  • Da noção de texturas, materiais e dimensões;

Benefícios:
  • O formato digital traz diferentes perspetivas sobre a mesma obra;
  • Diminuição das barreiras temporais e espaciais relativamente aos conteúdos;
  • Acesso a obras por vezes inacessíveis.

Para terminar, gostaríamos ainda  de referir, que este foi um pequeno estudo, realizado com um amostra limitada e que, por isso, as conclusões dele retiradas,não podem de todo determinar, a globalidade da utilização das ferramentas 2.0 no contexto da divulgação das Artes Visuais.
No entanto,  e apesar de se aplicar apenas no contexto da Culture_Arte, poderá ser uma porta de abertura  a perspetivas e caminhos a adotar na  utilização destas ferramentas para a divulgação e promoção das Artes Visuais. 


Obrigada pela vossa colaboração e por nos acompanharem…









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