Após algum tempo sem publicação de conteúdos, e após a interpretação das interações obtidas ao longo dos primeiros três meses de divulgação da Culture_Arte, voltamos agora, não só para vos dar a conhecer resumidamente os resultados dessas mesmas interações, mas também para continuarmos a alargar a nossa comunidade e a levar as Artes Visuais a todos os amantes, curiosos e interessados por estas áreas.
Após o cruzamento dos dados estatísticos
das plataformas com as perspetivas e opiniões dos membros da nossa comunidade,
obtidas através de questionários divulgados no Portal Oficial e Redes Sociais
(o nosso agradecimento a todos aqueles que disponibilizaram um pouco do seu
tempo para efetuarem o preenchimento), conseguimos reunir informações que nos permitem
interpretar o impacto da divulgação inicial junto da nossa comunidade.
Quanto aos questionários, refira-se que,
apesar dos aproximados 78 membros da nossa comunidade, apenas 19 realizaram o
preenchimento do questionário acabando por limitar a recolha das opiniões e
perspetivas da comunidade. Contudo, verifica-se que estes 19 inquiridos, foram
os que se sentiram mais próximas deste projeto e que o acompanharam desde a sua
implementação, tornando de certa forma, mais sólidas as suas opiniões e perspetivas
relativamente às interações.
Verificou-se então que a nível
quantitativo, a plataforma de divulgação da Culture_Arte que
registou uma maior divulgação, interação e comunicação foi a rede
social Facebook, tendo sido onde se registou:
- Maior número de seguidores (47
seguidores);
- Maior número de comentários (6
comentários);
- Maior números de pessoas que partilharam
conteúdos (6 pessoas a partilhar conteúdos);
Tendo sido ainda a plataforma eleita pelos
inquiridos como:
- Plataforma preferencial para a consulta dos
conteúdos artísticos (73% dos inquiridos);
- Melhor ferramenta de Divulgação (50% dos
inquiridos);
Como 2ª plataforma preferencial para a
consulta dos conteúdos surge-nos, este nosso espaço, isto é, a Plataforma
Oficial no Blogger.
Contudo, é importante referir, que
apesar do Facebook ter registado a nível
quantitativo o maior número de seguidores, o maior número de comentários e
o maior número de pessoas que partilharam conteúdos, salientam-se algumas
questões no que respeita a qualidade das interações, e à visualização dos
próprios conteúdos artísticos.
Se por um lado o Facebook é uma ferramenta
de divulgação que proporciona uma maior quantidade de interações, de partilhas,
e o maior número de seguidores, por outro lado não podemos deixar de considerar o
facto da plataforma blogger ser
o centro de toda a divulgação dos conteúdos, sendo também, a
partir dela, que os mesmos são organizados e visualizados. Desta forma,
deve ser considerada aqui a importância que o blogger pode
deter em todo o processo comunicativo, nomeadamente, da sua
capacidade de potenciar uma maior qualidade nas interações.
Passando agora às principais vantagens e
desvantagens assinaladas pela comunidade , relativamente à utilização da web 2.0 para
a divulgação das Artes Visuais, destacaram-se:
Nas vantagens:
- Maior aproximação e valorização das Artes
visuais (referida por 35% dos inquiridos);
- Maior democratização no acesso aos
conteúdos artísticos ( referida por 23%);
- Maior facilidade de divulgação das Artes Visuais
e eventos relacionados(referida por 18% dos inquiridos).
Nas desvantagens:
- Ocorrência de alterações nas obras devido ao
formato digital (referida por 28% dos inquiridos);
- Inexistência do contacto direto com as
obras (referida por 11% dos inquiridos);
- Grande fluxo de informação na web, que poderá
fazer com que se disperse o interesse pelas obras (referida por
11% dos inquiridos);
No que respeita às principais alterações,
perdas e ganhos relativamente aos conteúdos, foram mencionados pela comunidade:
Transformações:
- Na visualização e perceção das obras;
Perda:
- Do contacto direto com as obras;
- Da noção de texturas, materiais e dimensões;
Benefícios:
- O formato digital traz diferentes perspetivas
sobre a mesma obra;
- Diminuição das barreiras temporais e espaciais
relativamente aos conteúdos;
- Acesso a obras por vezes inacessíveis.
Para terminar, gostaríamos ainda
de referir, que este foi um pequeno estudo, realizado com um amostra
limitada e que, por isso, as conclusões dele retiradas,não podem de todo
determinar, a globalidade da utilização das ferramentas 2.0 no contexto da
divulgação das Artes Visuais.
No entanto, e apesar de se aplicar
apenas no contexto da Culture_Arte,
poderá ser uma porta de abertura a perspetivas e caminhos a
adotar na utilização destas ferramentas para a divulgação e promoção das
Artes Visuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário